Eucaristia, fonte de Vida… – Jornadas Vicariais da Fé

Eucaristia, fonte de Vida…

Jornadas Vicariais da Fé

No seguimento do que tem vindo a acontecer nas vigararias ao longo de toda a Diocese do Porto, este fim-de-semana foi a vez da Vigararia de Felgueiras realizar as Jornadas Vicariais da Fé. Após a tarde e noite de sábado, em que houve, respectivamente, um encontro de reflexão e testemunhos e uma vigília de oração e meditação em torno do tema da vivência da Fé, eis que tem lugar, na tarde de domingo, dia 17 de Fevereiro, pelas 16h, o momento alto destas jornadas com uma solene celebração eucarística. Com a presença do Bispo da Diocese, D. Manuel Clemente e do bispo auxiliar, D. António Taipa, presbíteros e o corpo de acólitos das várias paróquias, o histórico Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro enche-se para vivenciar esta celebração tão bela, recebendo centenas de paroquianos e contando com participação e animação litúrgica do coro vicarial, acompanhado duma pequena orquestra instrumental, bem como do grupo MuD’Arts e Macpiremo que intervieram no momento de ação de Graças com uma representação musical da construção do símbolo do Ano da Fé.

No que diz respeito a eucaristia que presenciamos e participamos, devemos reter que, é necessário que tenhamos bem presente a aclamação feita – “nem só de pão vive o Homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” – e que sigamos o exemplo do povo eleito que não se rendeu à tentação de se dominar pelo mundo material, demonstrando assim um gesto de autêntica profissão de fé. Na homilia, o nosso bispo alertou-nos ainda para o fato de que devemos estar atentos às mais variadas tentações que cruzam o nosso caminho, para que assim e do mesmo modo que Jesus, não cedamos às tentações do Diabo e que como cristãos temos o dever de rezar a oração que o Senhor nos ensinou, pondo-a em prática em todos os momentos da nossa vida como estímulo e sustento da nossa fé.

No final da eucaristia e já em conclusão das jornadas da fé, o P. André Ferreira, vigário de Felgueiras, agradeceu a presença do Sr. Bispo e seu auxiliar, de todos os presbíteros e de todos os fiéis, bem como agradeceu a todos aqueles que tornaram possível a realização destas jornadas. Termina assim com chave de ouro este encontro e que a fé ilumine e nos guie no caminho para Deus!

Patrícia Teixeira (Refontoura)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s