Foi um bonito e pedagógico espectáculo o levado a efeito na tarde do passado domingo na Casa do Povo da Longra (CP Longra), em Rande, Felgueiras, em que foi levada à cena a peça musical “O Nascimento do Salvador”, pelo Grupo de Teatro MacPiremo, de quatro paróquias do concelho – Macieira da Lixa, Moure, Refontoura e Pinheiro –, freguesias da responsabilidade do Padre André Ferreira, que a escreveu em parceria com Luís Carlos Silva e da qual é o encenador.
Pode-se dizer que, ainda dentro do espírito natalício, a Sala de Espectáculos, com capacidade para 300 lugares sentados, esteve quase cheia, apesar do frio que se fazia sentir nessa tarde.
Saliente-se que esta peça relata, com base em passagens bíblicas, o acontecimento maior da história do mundo cristão, que foi o nascimento de Jesus Cristo. No entanto, os autores foram mais longe: introduziram oportunos “ingredientes” sobre a actual situação da Humanidade, como a ameaça do crescimento do desemprego e da criminalidade, a falada crise financeira mundial e proveniente dos EUA, a situação política na Rússia em relação aos países vizinhos, entre outros. Ao mesmo tempo, a nível das mentalidades e dos comportamentos dos cidadãos, num recado muito directo sobre o consumismo da actual sociedade, na altura em que os Reis Magos entregam oferendas ao Menino, um deles diz, muito ironicamente: “Menino Jesus, vimos trazer-te telemóveis!”.
No final, o Padre André Ferreira agradeceu à CP Longra a possibilidade que foi dada ao grupo de teatro para levar ali a efeito o espectáculo. Gonçalo Magalhães, presidente da AG da associação, congratulou-se com a presença de tão numeroso grupo cénico, com largas dezenas de figurantes. Gonçalo Magalhães reconheceu: “Num momento em que ocorrem guerras por todo o mundo, como, por exemplo, na terra onde nasceu Jesus, espectáculos como estes são apelos vivos à paz e à fraternidade entre as pessoas e entre os povos”.
José Carlos Pereira (Felgueiras)
E-mail: jn.felgueiras@sapo.pt
Veja, no youtube, vídeo de fotos da peça “O Nascimento do Salvador” na Casa do Povo da Longra.
Clique no link:
ora aqui esta uma boa ideia!!! oferecerem telemóveis ao menino Jesus,, porque nestes dias já não se pode viver sem telemoveis loOl